Conservação do queijo após aberto

Dica!

Congelar o queijo não é lá uma das melhores soluções pois sua textura se desfaz durante o congelamento. A melhor forma de aproveitar um queijo congelado é no preparo de pratos que possam acentuar o sabor do produto.

Confira abaixo a melhor forma de conservação para cada tipo de queijo!

Queijos Frescos

Queijos como Minas Frescal, Ricota, Minas Lac Whey, Cottage, não necessitam de maturação, podem ser consumidos logo após a produção. São brancos ou marfim e sua textura é levemente consistente ou cremosa.

Conservação: Após aberto, guarda-lo em refrigerador até 8ºC, envolto em filme de PVC. No momento do consumo, retirar da geladeira e retorna-lo ao refrigerador logo após o lanche.

Queijos macios de Mofo branco

Queijos como Brie e Camembert são maturados com fungos brancos, especialmente o penicillium candidum. A ação do fungo provoca uma fermentação proteolítica que amacia rapidamente a textura do queijo, enquanto desenvolve aromas. A massa é carnuda, rica, untuosa e exala aromas de cogumelos, terra úmida e musgo.
O sabor lembra, dessa forma, amêndoas e manteiga.

Conservação: Após aberto, mante-lo embrulhado no papel original, que protege e mantém a crosta branca da superfície. retirar da geladeira meia hora antes do consumo para que fique mais cremoso.

Queijos Semi-duros

Queijos como Gruyere, Gouda, Maasdam, Emmental, Prato Esférico, Estepe, Monterey Jack, Protein Cheese, Minas Padrão e Prato, os quais passam por longo período de maturação em câmaras especiais, que podem variar de quatro a vinte e quatro meses.

Conservação: Após aberto, mantenha sob refrigeração de 1ºC até 12ºC e consuma em até 10 dias.

Queijos Duros

Queijos como Parmesão e Reino de baixa umidade e muito prensados. Passam por longos períodos de maturação e possuem grande longevidade. Queijos bons para ralar e gratinar, assim também compõe tábuas e mesas de queijos na França.
Recomenda-se retirar da geladeira 1 hora antes do consumo.

Conservação: Após aberto, coloca-lo em um prato de louça e envolver o prato em filme de PVC. Manter refrigeração até 12ºC.
Mesmo sendo queijos mais resistentes a falta de refrigeração, o ideal é mante-los sempre refrigerados para maior durabilidade do produto.

Queijos de Mofo Azul

Queijos Gorgonzola, fermentados com o auxílio do penicillium roquefortii ou penicillium glaucum. A ação desses fungos na massa do queijo provoca o fenômeno bioquímico chamado de lipólise, que transforma a gordura do queijos em ácidos graxos, liberando aromas característicos. Recomenda-se retira-lo da geladeira 1 hora antes do consumo e abrir a embalagem de alumínio. O contato com o oxigênio dará com que o tom azul esverdeado realce mais e a cremosidade do produto também será maior na hora do consumo.

Conservação: Após aberto, mante-lo no alumínio original e retorna-lo á geladeira. Manter refrigeração até 8ºC.

 

Facebook

Instagram